“Foi a brincar que conheci melhor o meu território”
Foi durante a semana de 11 a 14 de março que os alunos do 2ºano das Escolas de Frazão, Seroa e Arreigada abordaram o tema da Flora dentro e fora da sala de aula.
Inserido no domínio das aprendizagens essenciais do plano curricular, cerca de 86 alunos e 7 professores, tiveram a oportunidade de conhecer de perto as plantas que fazem parte do coberto arbóreo do território de Paços de Ferreira e do património natural local.
Primeiro, partilhamos experiências sobre a importância das plantas, as suas características e o reconhecimento dos serviços de ecossistema que estes seres proporcionam para o nosso quotidiano. Depois deslocámo-nos até ao Monte do Pilar onde podemos observar, identificar e sentir os benefícios que as plantas nativas proporcionam à nossa floresta em detrimento das plantas exóticas invasoras.
Tivemos tempo para descobrir vários vestígios da presença de animais silvestres, tais como, tocas de raposa, rastos de javalis, pinhas roídas de esquilos e muito mais. Houve tempo para brincar e para descobrir muitos segredos e curiosidades da nossa floresta nativa.
No fim, uma das crianças, de 7 anos, comentou: “Foi a brincar que conheci melhor o meu território”.
Para conhecer melhor o Observatório Ambiental de Paços de Ferreira, a agenda de atividades e todas as notícias consulte o nosso site
#municipiodepacosdeferreira
#observatorioambiental_pf
#flora
#patrimonionatural
#observatoriovaiaescola